Gelado de Whisky
10 cl de leite meio gordo
½ casca de baunilha
15 cl de natas
4 gemas de ovo
60g de açúcar
1 colher de café de mel
7,5 cl de whisky single malt q.b.
Preparação:
Ferva o leite com a casca de baunilha. Deixe ferver 10 minutos depois de retirar a casca de baunilha. Raspe-a com a ponta de uma faca para recuperar as sementes.
Bata as gemas de ovo com o açúcar até que a mistura fique esbranquiçada.
Verta o leite quente por cima da mistura e continue a bater. Acrescente o creme frio.
Leve ao lume e mexa de forma a evitar que o creme turve. Quando o mesmo cobrir a espátula, pare a cozedura. Coloque a caçarola numa saladeira com água gelada para arrefecer o creme.
Junte o mel e o single malte. Misture bem. Mexa de vez em quando até esfriar.
Leve o creme ao frigorífico durante 2 horas e meia. Quando estiver bem frio, coloque-o numa sorveteira* e deixe-o gelar mais 20m. Meta o gelado no congelador.
Se não tiver sorveteira, coloque o creme frio no congelador e agite durante a formação do gelo para evitar que se formem cristais.









0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Voltar